sábado, 24 de setembro de 2011

Atividades de ligas acadêmicas contribuíram para sucesso do projeto Aldeia da Cidadania


Mais de 180 alunos de cursos da Saúde do Centro Universitário UnirG participaram, no último domingo, das atividades no projeto Aldeia da Cidadania na Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, em Gurupi. O projeto é desenvolvido em todo o país pela Etetrobras Furnas.

Na cidade, o projeto contou com apoio da Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Fundação UnirG e o Conselho Superior das Ligas da UnirG (Consul). As 24 ligas atualmente cadastradas pelo Conselho realizaram atendimentos no local.

Conforme a presidente da Consul, a acadêmica de Medicina, Lorraine Daher, além das atividades realizadas, as ligas acadêmicas de Emergências Médicas e do Coração, iniciaram uma pesquisa, aplicando um questionário sobre qualidade de vida para detectar doenças metabólicas, como: diabetes, hipertensão e obesidade.

“O principal ponto das ligas é o trabalho de extensão, que tem como fruto a pesquisa. Essas atividades são ricas para a pesquisa epidemiológica, onde é feito o levantamento de dados para agir corretamente”, disse Daher.

Dentre as atividades realizadas na área da Saúde foram feitas triagem de tuberculose e hanseníase, teste rápido e consentido de HIV, exames de citologia, vacinação, pesando Bolsa Família, aferição de Pressão Arterial (P.A), verificação de Taxas de glicose e colesterol e cadastramento para possíveis doadores de medula óssea.

Aldeia da Cidadania é um projeto social voltado para as pessoas carentes e tem como objetivo contribuir com palestras educativas, atendimentos na área da saúde, serviço social, atividades recreativas para as crianças, consultas jurídicas, dentre outros.

O Conselho das Ligas Acadêmicas é orientado pelo professor Marcus Teixeira Marcolino.

(Notícia retirada do site do Centro Universitário Unirg)